DIARREIA CRÔNICA EM ADULTOS

Consideramos diarreia crônica quando as fezes ficam amolecidas associado a um aumento no número de evacuações para mais de três vezes ao dia, por um período de pelo menos um mês. A diarreia crônica pode alterar sua qualidade de vida e saúde, variando de leve intensidade até casos graves, que causam incapacidade e necessidade internação. Na prática, existem muitas causas para a diarreia crônica e, as vezes, o diagnóstico pode ser demorar para descobrir. 

Os objetivos do tratamento são corrigir a causa da diarreia (sempre que possível), tornar as fezes mais consistente e lidar com as complicações da diarreia. 

Há grande número de problemas que podem causar diarreia crônica e, entre as causas mais comuns podemos citar: síndrome do intestino irritável, doença inflamatória do intestino (doença de Crohn e retocolite ulcerativa), doença do intestino que causa má absorção, intolerância a alimentos e infecções crônicas. 

A síndrome do intestino irritável (SII) é uma das causas mais comuns de diarreia crônica. A SII frequente associa quadro de dor abdominal e variação no hábito intestinais (diarreia, prisão de ventre ou ambos). A SII pode se desenvolver após uma infecção. 

Doença inflamatória intestinal: os tipos mais comuns de doença inflamatória intestinal são a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa. Essas condições se originam quando o sistema imunológico ataca partes do trato digestivo. 

Infecções podem se desenvolver após a ingestão de alimentos contaminados ou ingestão de água contaminada ou leite não pasteurizado (“cru”).

Problemas da tireoide (hipertireoidismo) podem causar diarreia crônica e perda de peso. Diabetes pode ser a causa da diarreia crônica quando ocorre alteração nos nervos do trato digestivo. 

Alergia ou sensibilidade alimentar podem causar diarreia crônica. Pessoas com doença celíaca são sensíveis ao glúten, um dos principais componentes do trigo, aveia, cevada e centeio, que pode causar diarreia e perda de peso. Pacientes com intolerância à lactose desenvolvem diarreia e gases ao ingerir leite. 

Medicamentos (com ou sem receita), ervas e suplementos dietéticos podem causar diarreia como efeito colateral. Em todos os casos de diarreia crônica deve-se revisar os medicamentos de uso contínuo, pois pode ser a causa da diarreia.

Você deve procurar assistência médica se tiver fezes moles ou aquosas que duram mais de três semanas, entretanto, se notar sangue, febre, desidratação ou perda de peso devem procurar um médico imediatamente. Durante a consulta é importante mencionar quando a diarreia começou, quais medicamentos ou problemas médicos em acompanhamento e se tem algum sinal de alarme ou perda de fezes. Exames de sangue, fezes e urina podem ajudar a encontrar a causa da diarreia. Outros exames podem ser necessários, incluindo tomografia ou colonoscopia. Seu clínico pode solicitar os exames ou encaminhá-lo a um especialista gastroenterologista. Em alguns pacientes com diarreia crônica, a causa específica pode não ser identificada. 

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print