ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA (DIAGNÓSTICA)

Este exame conhecido, também, como esofagogastroduodenoscopia, permite visualizar o esôfago, estômago e parte inicial do intestino delgado (duodeno) por um aparelho de endoscopia. 

As principais indicações são sintomas persistente de queimação (azia), dor no estômago, estufamento, vômitos, diarreia. Sempre importante destacar se tiver algum sintoma de alarme com dor ao engolir (odinofagia), dificuldade para engolir (disfagia), anemia, sangramento e emagrecimento a consulta médica dever ser realizada o mais breve possível. 

O preparo para endoscopia digestiva é simples. Na véspera recomenda-se uma dieta com pouca quantidade de alimentos e jejum de seis horas. Pode tomar pequena quantidade de água até 02 horas antes do exame. Habitualmente o paciente recebe monitorização e a sedação por medicamentos injetáveis que reduzem o desconforto, mas, requerem repouso, não permitindo realização de atividades como dirigir, cozinhar, assinar documentos e, necessitam de uma pessoa para acompanhar o retorno até seu domicílio. O exame é rápido levando em torno de 10 a 15 minutos e, a recuperação da sedação demora cerca de 30 a 60 minutos. 

Atualmente há vários modelos de aparelhos. Os mais utilizados tem diâmetro de 9 mm e permitem a documentação por fotos, a coleta de materiais e vários tipos de tratamentos, como, retirada de tumores, cauterização de úlceras, retirada de corpos estranho, entre outros. Alguns serviços dispõem de aparelhos com menor calibre (5,0 mm), denominados endoscópios ultrafinos e, que possibilitam que exame seja feito com mínimo desconforto, sem as restrições da sedação endovenosa, como presença de acompanhante. 

Durante o exame, o endoscopista analisa o aspecto da mucosa, vascularização, abaulamentos, retrações, lesões elevadas ou deprimidas e outras alterações, descrevendo com precisão sua localização em relação às referências da anatomia endoscópica. A coleta de material e a possibilidade de tratamento sãos os principais diferenciais do exame endoscópico em relação a outros exames que investigam o aparelho digestivo.

Esôfago Normal 

Estômago normal

Duodeno normal

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print