Mitos e verdades sobre gastrite

O que é gastrite?

Gastrite significa inflamação crônica da mucosa do estômago.

Existem dois mecanismos de doença do estômago, na qual denomina-se gastrite quando a causa é por infecção (como, p. ex., por Helicobacter pylori) ou por reação auto imune e hipersensibilidade e gastropatia quando a causa é por algum agente irritante como medicamentos (p.ex. antiinflamatórios e álcool), bile e congestão vascular, entre outras.

O que causa gastrite?

Existem várias causas para gastrite:

1. Infecção do estômago por uma bactéria chamada Helicobacter pylori
2. Medicamentos do tipo “antiinflamatórios não hormonais” (AINH) – p.ex. aspirina, ibuprofeno (Advil, Motrin), diclofenaco (Voltaren, Cataflan) e naproxeno (Naprosin).
3. Bebidas alcoólicas
4. Doenças autoimunes (anticorpos contra a componentes do estômago)
5. Doenças sistêmicas graves (sepsis, choque, queimaduras extensas).

Quais os sintomas de gastrite?

Embora algumas pessoas não tenham sintomas , as principais manifestações são as seguintes:

• Dor na boca do estômago
• Sensação de estufamento ou empachamento após comer uma pequena quantidade de comida
• Diminuição do apetite
• Nausea e/ou vômitos
• Vômitos com sangue ou com resíduos escuros
• Sensação de fadiga – Algumas pessoas com gastrite podem ter anemia intensa.

Quando devo procurar atendimento médico?

Procure o médico se:

• A dor no estomago for intensa ou persistente.
• Apresentar vômitos, especial se tiver sangue ou resíduos escurecidos
• Estiver emagrecendo
• Sentir muita fraqueza (anemia)
• Sentir dor ou dificuldade para engolir a comida

Existe a necessidade de fazer algum exame? 

Existem situações que há necessidade de realizar algum exame antes de começar o tratamento com remédios.

• Endoscopia digestiva alta: neste procedimento medico introduz um aparelho (endoscópio) pela boca e examina o esôfago, estômago e a porção inicial do intestino delgado (duodeno), podendo tirar fotografias e pequenas amostra de tecido com biópsias .
• Exame de rx do trato digestivo: neste procedimento você toma um “contraste” que ajuda a avaliar o esôfago, estômago e intestino delgado.
• Exames de sangue para avaliação de anemia

Como se trata a gastrite? 

O tratamento depende da causa da sua gastrite.

• Por exemplo, se a gastrite for causada pelo uso de antiinflamatórios, seu medico recomendará que pare de tomar este medicamento. Se a causa da gastrite for devido o consumo de bebida alcoólica, você deverá parar de consumir bebidas.
• Se a causa da gastrite estiver associada à infecção pelo H. pylori, você receberá medicamentos, incluindo antibióticos e redutores da secreção de ácido.
• Algumas vezes, o medico pode prescrever algum medicamento que reduz ou bloqueia a secreção de ácido. Os principais medicamentos que reduzem a acidez no estomago são os seguintes:
• Antiácidos (p.ex. hidróxido de alumínio e magnésio)
• Bloqueadores de receptor de histamina (p.ex. ranitidina)
• Inibidor de bomba de prótons (p.ex.: omeprazol)
• Estes remédios redutores da acidez não devem ser usados sem prescrição e acompanhamento médico. Não faça automedicação.

Mitos e Verdades

O estresse causa gastrite? [ VERDADE ]

Descrito na literatura médica na década de 70, existem situações extremas de estresse físico, como as causadas por queimaduras corporais extensas, septicemia e politraumatizados (acidentados) que podem ocasionar lesões agudas intensas na mucosa gástrica como, gastrite hemorrágica e úlceras no estômago e duodeno. Não estamos falando, neste caso, sobre “estresse com problemas habituais do dia-a-dia”.

Se não tratada, a gastrite evoluir para outras doenças? [ VERDADE ]

Dependendo do tipo de gastrite, se o causador da lesão gástrica não for retirado, como no caso dos medicamentos antiinflamatórios e álcool ou, se a infecção do estômago não for tratada, a gastrite pode se transformar em uma úlcera ou pode cronificar (gastrite crônica) para atrofia e câncer.

A gastrite pode virar câncer? [ VERDADE ]

Existem situações especificas e raras como a gastrite crônica autoimune com atrofia e anemia perniciosa que podem evoluir com câncer de estômago (adenocarcinoma, tumor carcinóide).

Há evidencia que a infecção crônica do estômago pela bactéria Helicobacter pylori está associada à gastrite crônica, metaplasia e atrofia, que pode levar a câncer, especialmente quando há casos de câncer de estômago na família e quando tenha sido constatada lesão pré cancerosa (displasia ou adenoma) em biópsia prévia.

Há recomendação que estes casos sejam avaliados e acompanhados por especialistas.

Características de alto risco para câncer gástrico:

• Historia familiar de câncer gástrico
• Displasia em biopsias previas
• Vários locais do estômago com atrofia e metaplasia intestinal

A gastrite é hereditária? [ MITO ]

A gastrite é uma condição adquirida, causada por infecção ou pela ação de agentes irritantes e não tem relação hereditária. Por outro lado, alguns tipos de cânceres de estômago podem ter influencia da hereditariedade.

Existe cura para a doença? [ VERDADE, em termos ]

As lesões agudas da mucosa gástrica, causadas pelo consumo frequente de álcool, uso prolongado de antiinflamatórios (ou mesmo pela bactéria Helicobacter pylori, podem ser reversíveis com a interrupção do fator irritante ou com a erradicação da bactéria. Entretanto, a cronificação da gastrite com evolução para atrofia e metaplasia é irreversível. Alguns estudos demonstraram que a erradicação do H. pylori antes do desenvolvimento de metaplasia no estomago pode reduzir a incidência do câncer gástrico.

Leite ameniza a dor [ MITO ]

A ingestão de leite frio pode amenizar o desconforto de imediato, entretanto, o leite é um alimento rico em proteína e cálcio, que são potentes estimulantes da secreção de ácido pelo estômago. Portanto, podem até acentuar os sintomas de dor.

Ficar sem comer colaborar para a gastrite? [ VERDADE, em termos ]

Longos períodos de jejum podem acentuar os sintomas da gastrite e, não necessariamente causar a doença. Em alguns casos, os sintomas da doença do refluxo gastroesofágico/ esofagite (azia e regurgitação ácida) são confundidos com sintomas de gastrite. No caso do refluxo, os sintomas também pioram com o jejum e, nesse casos o ideal seria alimentar-se com intervalos de 2 a 3 horas.

Chiclete piora a gastrite? [ VERDADE, em termos ]

O hábito de mascar chiclete e chupar balas estimula a produção de suco gástrico e, consequentemente da secreção de ácido pelo estômago. Neste caso pode piorar os sintomas de gastrite e refluxo, sem contudo, ser a causa primária destas doenças.

Quem tem gastrite não pode tomar café, nem refrigerante? [ VERDADE, em termos ]

O café contém cafeína e xantinas que são estimulantes do sistema nervoso e, que estimulam a produção de ácido no estômago e podem aumentar os sintomas de refluxo e dor, sem entretanto, ser a causa da doença, mas, fator de piora os sintomas. Os refrigerantes podem piorar os sintomas pelo seu efeito irritativo devido ao pH ácido, além de acentuar o desconforto e distensão abdominal devido a alta quantidade de gases.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on print